quarta-feira

Principia Discoridia





Título: Principia Discordia
>> AVISO: ESTE LIVRO NÃO É RECOMENDADO PARA PESSOAS COM MENTES FRACAS, AS INFORMAÇÕES ESCRITAS AQUI TEM EFEITOS IMPREVISÍVEIS SOBRE CADA UM QUE AS LÊ <<

Autor: ?????
Sinopse: O documento fundamental do Discordianismo são os Principia Discordia, escritos por Malaclypse the Younger (provavelmente um pseudônimo de Greg Hill). Este livro contém muitas referências a uma fonte anterior, The Honest Book of Truth (HBT, "O Livro Honesto da Verdade"). Por essas citações, o HBT parece ser organizado como a Bíblia, consistindo de versículos agrupados em capítulos agrupados em livros agrupados no próprio HBT. Os Principia incluem (na página 00041) uma grande porção (ou, possivelmente, a inteireza) de um capítulo do "Livro de Explicações", que conta como o HBT foi revelado a Lord Omar Khayyam Ravenhurst (provavelmente Kerry Thornley). É interessante notar que a história da descoberta do HBT contém muitas similaridades com a da descoberta do Livro de Mormon, e que Thornley foi um Mormon. Também incluem (na página 00030) parte do capítulo seguinte, contando como o HBT foi levado por um gari, que se recusou a devolvê-lo.
Apesar de muitas religiões venerarem os princípios de harmonia e ordem no Universo, o Discordianismo pode ser interpretado como um reconhecimento que desarmonia e caos são aspectos da realidade igualmente válidos. Os Principia Discordia frequentemente dão a entender que o Discordianismo foi fundado como uma antítese dialética às religiões mais populares baseadas na ordem, apesar de a retórica através do livro descrever o caos como um impulso essencial do universo. Isso pode ter sido feito simplesmente com a intenção de "equilibrar" as forças criativas de ordem e desordem, mas o foco está certamente nos aspectos mais desordenados do mundo - às vezes até vilificando as forças de ordem.
A deidade principal do Discordianismo é Eris, a deusa grega da discórdia.
Em abril de 2006, os Principia Discordia, Primeira Edição foram supostamente recuperados dos arquivos de John F. Kennedy [1]. Ele contém o Mito de Ichabod, mais conhecido como o Mito de Starbuck. De acordo com a primeira edição, ele apareceu originalmente nos Summa Universalia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário